Energia Nuclear e Radioatividade: Riscos e Benefícios À População

By | 06/11/2011

Comentário Preliminar

simbolo-radioEm agosto de 1945 a opinião pública mundial conheceu, por meio de duas gigantescas e infelizes demonstrações, o poder contido no núcleo atômico. Foram as explosões, darante a Segunda Guerra Mundial, de duas bombas atômicas, construídas pelos Estados Unidos, sobre as cidades de Hiroxima e Magasáqui, no Japão. Desde então, as aplicações bélicas da energia nuclear são tema constante de discussões acaloradas, de matérias veiculadas pela imprensa, de filmes e de livros.

Na década de 1950, dois acidentes envolvendo a radioatividade mereceram destaque. Um deles aconteceu em 1956 na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, quando um dos reatores superaqueceu-se e explodiu. O outro, ocorreu na cidade brasileira de Goiânia, em Goiás, quando catadores de sucata abriram um dispositivo destinado a uso médico, encontrado por eles num prédio abandonado, e expuseram ao ambiente alguns gramas de um material radioativo contendo césio-137 (isótopo do elemento césio com número de massa 137).

usina-Fukushima

Esse ano, a questão sobre a relção entre os benefífios e as desvantagens da energia nuclear volto à tona com mais uma tragédia nuclear, novamente no Japão. Após o terremoto seguido de um tsunami, isto é, uma onda gigantesca de aproximadamente 10 metros de altura que avassalou parte do litoral japonês, a usina termonuclear de Fukushima foi danificada. Os reatores ficaram sem refrigeração e, assim, liberaram radiação na atmosfera e na água, decorrente do superaquecimento, pondo a vida da população em risco, a qual ainda teme uma piora na situação na situação dos reatores.

Contudo, os fenômenos relacionados ao núcleo dos átomos, coletivamente denominados radioatividade, não têm apenas utilizações danosas. Aplicações no diagnóstico de doenças e na terapia do câncer são de significativa importância. Alguns países sofreriam prejuízos irreparáveis se, subitamente, fossem privados da energia elétrica proveniente de suas usinas termonucleares.

Certamente você já viu e ouviu muitas notícias envolvendo radioatividade e energia nuclear. São, sem dúvida, temas polêmicos. Para entendermos essas notícias, e também para podermos nos posicionar com clareza, como cidadãos, diante das polêmicas questões suscitadas por elas, é conveniente que tenhamos conhecimento científico a respeito desses temas. Assim, a meta das matérias seguintes é dar a você um mínimo de informações acerca de radioatividade e energia nuclear.

Compartilhe!
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone