Geometria Molecular, Polaridade das Ligações e Moléculas

By | 28/01/2012

Geometria molecular

Geometria molecular é a maneira como os os núcleos dos átomos que constituem a molécula se acham posicionados uns em relação aos outros.

Abaixo estão representadas as geometrias moleculares mais importantes:

img0

Observação: nas moléculas Lineares, Trigonais Planas e Tetraédricas não sobram elétrons no átomo central; nas Angulares e Piramidais sobram elétrons no átomo central.

Teoria da repulsão dos pares de elétrons da camada de valência (TRPECV)

Para determinar a geometria de uma molécula, a TRPECV propõe uma sequência de passos:

tabela1

 

Polaridade de ligações

Os átomos dos diversos elementos químicos apresentam diferentes tendências para atrais elétrons.
Denomina-se eletronegatividade a tendência que o átomo de um determinado elemento apresenta para atrair elétrons, num contexto em que se acha ligado a outro(s) átomo(s)[1]. Ordem de eletronegatividade:

> > > > > > > > > >

Ligações polares e apolares

Tome por exemplo a molécula de HF. O par de elétrons compartilhado não é atraído igualmente por ambos os átomos, isso pois o flúor é mais eletronegativo que o hidrogênio. Embora o par de elétrons esteja sendo compartilhado, ele se encontra mais deslocado no sentido do flúor. Dizemos que no flúor aparece uma carga parcial negativa (δ–) e no hidrogênio uma carga parcial positiva (δ+). A ligação entre H e F é chamada de ligação covalente polar.

Considere, agora, o caso da molécula de H2. Como ambos os átomos presentes nela possuem a mesma eletronegatividade, não há polarização da ligação e dizemos que se trata de uma ligação covalente apolar.

Polaridade de moléculas

Podemos representar a polarização de uma ligação covalente por um vetor momento de dipolo ou momento diplomar (). O vetor  tem a direção da reta que passa pelo núcleo dos átomos que fazem parte da ligação considerada e é orientado no sentidos do pólo polo positivo para o negativo.

As ligações apolares possuem vetor momento de dipolo nulo (=0).

No caso da análise de moléculas com mais de dois átomos, deve-se somar todos os vetores das ligações existentes e concluir se o vetor resultante (R) é nulo ou não. Se for nulo a molécula é apolar, caso contrário, é polar.

tabela2

img8

img9

Exercícios

Veja aqui os exercícios desta matéria.

Compartilhe!
Share on Facebook31Tweet about this on TwitterShare on Google+1Email this to someone