2011 Ano Internacional da Química

By | 12/07/2011

Marie Curie – A Primeira

marie-curieEm 1911, a jovem física polonesa Marie Curie era agraciada pela segunda vez com o prêmio Nobel-neste caso, o de química em reconhecimento à descoberta dos elementos rádio e polônio, ao isolamento do rádio e ao estudo da natureza e dos compostos desse último elemento. Oito anos antes, ela se tornara a primeira mulher a receber tal láurea, quando obteve o Nobel de física junto com seu marido Pierre Curie e o físico francês Antonie Henri Becquerel. Em homenagem a uma das maiores cientistas de todos os tempos, lembrando o centenário de sua premiação, a Organização da Nações Unidas (ONU) proclamou 2011 o Ano Internacional da Química para celebrar as contribuições dessa área para o bem-estar da humanidade.

Com o tema central Química – nossa vida, nosso futuro, a ONU promoverá ao longo do ano uma série de atividades educacionais para públicos de todas as idades que visam chamar a atenção da população mundial para os desafios que o planeta deve enfrentar: ar limpo, água despoluída, comida saudável, medicamentos confiáveis, materiais avançados, produtos amigos do ambiente e energia sustentável.[1]

logo_ano_internacional_quimica

Brasil

Dentro da programação no Brasil, a cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, foi escolhida como a Capital da Química em nosso País. O encontro da Sociedade Brasileira de Química será em Florianópolis no ano de 2011, reunindo mais de quatro mil químicos de todo o país. Uma das ações de divulgação será o desenvolvimento do projeto Ilha da Química, que vai promover diversas atividades na cidade, atraindo químicos e outros cientistas dos principais paises para difundir essa ciência entre os jovens.

Visite a página oficial do Brasil sobre os eventos.

[1] – Texto de Ciência Hoje Nº 278 Pág. 1